Há alguns anos atrás, que não sei mensurar exatamente quantos, lá estava eu passando o tempo, um pouco entediada, pelo feed do Facebook, até que, de repente, me deparei com um vídeo de três mulheres cantando. Parei nelas para assistir, sem muita expectativa, e, no entanto, fui completamente fisgada. Elas cantavam um medley fantástico de várias músicas, que por acaso eu conhecia, mas com uma sonoridade única que percebia-se ser o estilo próprio delas! Fiquei encantada! ❤️
Quem são essas meninas?? São famosas?? De onde vieram?? Foram as dúvidas que imediatamente surgiram na minha cabeça. Fui atrás de mais vídeos e adivinhem só? Encontrei outro medley igualmente maravilhoso:
Como elas conseguiam cantar tão rápido em certas partes das músicas?? Pronto. Bastou dois vídeos para que eu já tivesse virado fã.
L.E.J. (Elijay) é a abreviação de seus nomes: Lucie Lebrun, Élisa Paris e Juliette Saumagne. São francesas e ficaram famosas justamente por produzirem vídeos como esses dois que vimos acima (anteriormente teve o Summer 2014). Élisa e Lucie são as cantoras principais (já lhes adianto que Élisa é a minha preferida ⭐️) enquanto Juliette faz o back vocal e toca violoncelo. São amigas desde a infância e todas as três nasceram em 1993 (mais novas que eu rs) no subúrbio de Paris em Saint-Denis. Até o momento possuem dois álbuns lançados, que são: En attendant l’album de 2015 e Poupées russes de 2018.

Esse álbum possui 11 faixas, sendo que 10 são covers (maravilhosos diga-se de passagem) e apenas uma composição original: “La dalle”. Confesso que fiquei muito surpresa quando descobri que todas as outras músicas eram regravações, pois, apenas “Survivor” (das Destiny’s Child), “Get Lucky” (do Daft Punk) e os medleys: “Summer 2015” e “Hip Hop Mash Up” eu já conhecia e sabia que não eram composições próprias.
Agora “Jimmy”, por exemplo, se tornou a minha música preferida deste álbum e quando fui atrás da letra, me surpreendi ao descobrir que na verdade, a canção pertence a um grupo musical franco-americano, chamado Moriarty. Até fui ouvir a versão original e adivinhem só? Não chegou nem aos pés da versão criada pelas meninas do L.EJ.! Deem uma conferida:
Outra música que também gostei bastante, é “Can’t Hold Us”, a composição original pertence a uma dupla chamada Macklemore & Ryan Lewis, e a versão original também é muito boa, num ritmo completamente diferente ao que foi gravado pelas meninas. Recomendo as duas versões!! “Hanging Tree” que faz parte da trilha sonora de Jogos Vorazes, também tem seu cover em En attendant l’album, entre outros. E para fechar as minhas considerações sobre esse álbum, deixo vocês com o videoclipe de “La dalle”:
Agora vamos falar de Poupées russes

Agora sim um álbum totalmente delas, com composições próprias em francês!!! Possui 12 faixas e até o momento há dois singles sendo trabalhados: “La Nuit” e “Acrobates”. Abaixo, o videoclipe mais recente de 6 meses atrás:
Deste álbum, a minha preferida mesmo é: “Par Ego” que é apesar de ser a terceira faixa, foi a primeira a me fisgar:
Além dessas, também podemos destacar “Poupées russes” – título do álbum e primeira faixa do CD – e “Le verbe” que é, nada mais, nada menos que, a segunda composição original delas, depois de “La dalle”.
Enfim, é isso people. Deixo vocês com essas musas talentosíssimas. Se alguém aí, assim como eu, também já aderiu ao Spotify, é só buscar pela sigla L.E.J. e dar play! Vocês também vão se apaixonar! ❤️