Publicado em diário de uma atriz

Reflexões de Uma Artista

Quando comecei a me descobrir como artista, ouvia muito que o trabalho do ator não é valorizado. Que o mesmo precisa ter mais de uma profissão para sobreviver. Eu não entendia muito como isso era possível, tendo como referência grandes atores que vemos em filmes e novelas. A questão é que, antes de chegar nesse patamar, você primeiro passa por um processo com muitos trabalhos no anonimato, até que a grande oportunidade chegue até você ou que você encontre ela.

É verdade que o trabalho do ator é bastante abrangente. Você pode trabalhar com teatro, eventos, festas infantis, job de personagens vivos, mas, o caminho que pode te levar até o estrelato mesmo, com cachês que brilham aos olhos, é somente com o mercado audiovisual. E a maneira mais fácil de entrar neste meio, é através da publicidade, como aqueles comerciais que costumamos ver nas mídias, com atores que, na maioria das vezes, são desconhecidos.

Eu estou há um ano tentando entrar nesse mercado e é notável como a galinha dos ovos de ouro é disputada! São muitos atores com o mesmo perfil que o seu para o cliente escolher. Fotos são enviadas, vídeo de apresentação anexado, links de trabalhos anteriores (que, no audiovisual, por enquanto, é nenhum 😬) e assim sigo na luta, até o dia em que farei o meu primeiro comercial. Eu confio no meu potencial e sei que uma vez dentro, muitas portas irão se abrir. Mas é preciso muita persistência e acreditar que a sua hora chegará.

Uma outra forma de você também ter cachês interessantes, é atuando em musicais. Musical grande! Daqueles que atores famosos compõem o elenco, do tipo que lotam todas as apresentações. Este é um patamar que também almejo alcançar, mas para esta oportunidade, não basta você só ser ator. O trabalho exige que você seja um artista completo! Isso inclui saber cantar, dançar, e, por que não, tocar algum instrumento? Sim, você precisa ser um verdadeiro ponto fora da curva! O difícil é investir em todo esse aperfeiçoamento com o cachê de ator em início de carreira, rs.

Mas o trabalho do ator é lindo! Quando estamos em ação, a última coisa em que pensamos é no cachê. Você está tão imerso, exercendo a sua arte, que muitas vezes acaba até aceitando jobs que estão aquém do que você realmente merece receber. O importante é não esmorecer quando os boletos chegarem e seguir em busca do seu sonho, pois chegará o momento em que o dinheiro será apenas uma consequência e não mais necessidade.

Autor:

Atriz, jornalista e escritora, apaixonada por música, livros, teatro, filmes e séries. O espírito Jovem me domina & adoro uma Diversão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s