
Título Original: The Hunger Games
Direção: Gary Ross
Ano: 2012
Categoria: Ficção Científica / Aventura
Não sei como demorei tanto tempo para assistir a este filme! Mas aqui estou eu, recém fã da Jennifer Lawrence, assistindo a todas as produções que ela já participou! 😌 A história desta aqui é completamente insana! Sabe um Big Brother da Chacina? É basicamente isso! Por ordem do estado, 24 participantes, de 12 distritos (um casal de cada um), serão sorteados para participarem de um Reality Show em que, obrigatoriamente, terão que lutar uns contra os outros até a morte, restando apenas um sobrevivente.

Apesar de sabermos desde o princípio que a nossa protagonista, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence – Mother!) sobreviverá, pois, afinal, é a protagonista, não tem como não ficar tenso enquanto assistimos a tudo aquilo. Minhas mãos suaram horrores nas cenas da floresta, que, inclusive, me remeteram a série “Lost”. Aliás, muitas referências podem ser tiradas de Jogos Vorazes, acredito que o filme “Uma Noite de Crime”, de 2013, possa ter sido inspirado neste aqui de 2012. Falando em inspiração, você sabia que a saga Jogos Vorazes são baseadas num livro? Pois é, uma trilogia homônima da escritora Suzanne Collins, sendo o ano da primeira publicação 2008.

Voltando a sinopse da trama, Katniss não foi a sorteada desta edição do evento, mas, se voluntariou para proteger sua irmã de 12 anos, que foi a azarada. A propósito, muita injustiça escolherem jovens de 12 a 18 anos e colocarem essa mescla lutando junto, afinal, como uma criança mais nova, poderá competir de igual para igual com uma pessoa de 16 a 18?! Mas essa crueldade não é nada, perto do que vemos no decorrer do filme. Massacre, uns matando os outros (ainda bem que essas cenas não são tão explícitas), enquanto a nata da sociedade assiste e se diverte. Falando neles, achei muito curioso que esses personagens fossem todos caricatos e extravagantes, como se viessem de outra dimensão cultural, levando em conta as tecnologias do filme, um tanto futurista, eu diria.

O rapaz que luta ao lado de Katniss (afinal, são sorteados um homem e uma mulher de cada distrito) é o bonitão Peeta Mellark (Josh Hutcherson – O Falsificador). Acaba rolando um affair aparentemente fake entre eles (coisas de reality show que sabe comover e conquistar o público com uma bela história de amor entre seus participantes), mas, o crush real da personagem, ao que parece ser, é o Gale Hawthorne (Liam Hemsworth – A Última Música) ainda que não mostre nenhuma cena de love story entre eles neste primeiro filme, apurarei melhor nos próximos!

Uma outra curiosidade que não posso deixar de mencionar também é a participação do cantor Lenny Kravitz!!! Como Cinna, um personagem que me conquistou desde a primeira aparição e não só por ser interpretado pelo Lenny, mas, por se mostrar diferente dos demais doidos de pedra que se divertem com aquilo.
Ainda que tudo termine bem, conseguimos perceber uma atmosfera estranha no ar, indicando que na produção seguinte algumas retaliações possam acontecer por parte do estado, já que a nossa querida Katniss quebrou alguns protocolos. Bom… acho que já falei demais. Estou mega atrasada falando de um filme de 2012 – e ainda restam mais três pela frente – eu sei, mas antes tarde do que nunca, não é mesmo? Devem ter mais pessoas por aí, que assim como eu, ainda não assistiram! 😁 E você? O que achou de Jogos Vorazes? Já tinha assistido? Não? Me conte tudo nos comentários!! 😃
Trilha Sonora

As únicas músicas cantadas que tocam, são as dos créditos:
Arcade Fire – Abraham’s Daughter
Taylor Swift & The Civil Wars – Safe & Sound
The Civil Wars – Kingdom Come