Publicado em Biblioteca

O Penhasco

livro-o-penhasco

Autor: Carine Raposo

Editora: Cadmo

Ano: 2014

Liza é uma jovem de 21 anos que em uma viagem que faz com sua família, lhe acontecesse a terrível tragédia do desaparecimento repentino e sem nenhuma explicação de seus pais!

“Liza, algo aconteceu… Saiam desse hotel, mas não voltem para casa. Não procurem por nós. Amamos vocês.” (Pág. 12)

Esse foi o bilhete deixado por sua mãe antes de desaparecerem. Após esse acontecimento, ela precisou amadurecer muito rápido para cuidar de sua irmã mais nova, Raquel. Uma adolescente muito difícil que após o desaparecimento dos pais deixou de gostar da própria irmã (como se essa tivesse alguma culpa do que aconteceu). As duas se mudam para a casa de dois amigos de Liza (Ben e Amanda) e lá tentam reconstruir suas vidas. Apesar da grande tristeza, Liza consegue ter uma diferente distração com um homem lindo que vem aparecendo em seus sonhos e a levando para o Penhasco, um lugar muito bonito e celestial. Durante o decorrer da história percebemos que aquele rapaz que ela via em seus sonhos não existia somente em seus sonhos, ele realmente existia! 😮 O que deixa o leitor tão surpreso quanto a própria personagem com essa descoberta! Devo acrescentar que me senti na pele da Liza quando esse rapaz, chamado Nathaniel, aparece em sua casa, agindo como se não a conhecesse acompanhado de Raquel! Me senti mal pela personagem, como se fosse comigo! Rs. O mesmo rapaz que até então achávamos que somente que ela poderia vê-lo.

“E por mais que tudo fosse tão palpável quanto o chão frio abaixo de mim, ele apareceu de verdade em minha casa. Não havia mais dúvidas. Não era fruto da minha imaginação.” (Pág. 87)

Se temos bastante romance na história, também temos muito suspense! Sim suspense! Tudo por que uma sombra macabra e desconhecida sempre está no percalço de Liza! Cuja sombra maligna somente Nathaniel conseguia protege-la! A história no entanto se desenrola bem devagar, e até a metade do livro eu meio que “empurrei” a leitura, já que o começo é bem parado, mas eu sabia que quando chegasse em determinada parte ia começar a esquentar, como realmente aconteceu! Rs. Quando um novo personagem entra na história chamado Ethan, tudo começa a ficar mais estranho, esse personagem deverá causar desconfiança em qualquer leitor, bonzinho demais, estranho demais! Mas não revelarei sua verdadeira “culpa” no cartório rs. Uma das partes mais engraçadas inclusive (na minha opinião) é quando estão no jantar de aniversário de Raquel, e Liza acidentalmente cospe o que bebia em Ben ao descobrir algo que até então era surpresa até para o próprio leitor (não vou contar o quê para não perder a graça 😉 ), fiquei imaginando a cena na minha cabeça, e a cara que a Liza teria feito se fosse na vida real hahaha. Conforme vamos diminuindo as páginas restantes, as coisas começam a ficar cada vez mais obscuras e acontecimentos ruins passam a acontecer com muito mais frequência! E o legal de tudo, é que a Carine conta de uma forma, onde é impossível não nos imaginarmos na pele da pobre Liza!

“Corri até a sala e para aumentar o meu terror, Ben e Amanda aparentemente dormiam. Acendi todas as luzes da casa e liguei a televisão. Depois, me encolhi debaixo do edredom no sofá. Cada ruído da rua, do vento ou dos móveis, me fazia tremer. O medo arranhava minha consciência de duas formas horríveis. […] Meus olhos ardiam de sono quando horas depois, criei coragem para me deitar. Eu sentia gelo nas costas apesar de estar na cama, debaixo das cobertas. E mesmo ciente de ser uma mera ilusão de segurança, dormi com a porta aberta e a luz acesa”. (Pág. 112)

Tudo começa a se esclarecer, aos poucos quando surpreendentemente Carine começa a narrar a história contando o que aconteceu com cada personagem. Durante a metade do livro ela alternava entre Liza e Nathaniel, mas quando a história está no pico do mistério, entram narrações expondo tudo que acontecia com os demais personagens, sendo os mais importantes:

Ethan (namorado de Raquel)

“Ethan ficava cada vez mais angustiado. Começava a se esquecer da última vez que seu corpo, obedeceu aos seus comandos” (Pág. 168)

Marie (Mãe desaparecida de Liza, onde a autora nos revela o que realmente aconteceu no dia do seu desaparecimento!!)

“Marie vagou pelas ruas quentes e desconhecidas de Los Angeles. Horas e mais horas já haviam se passado. O suor se instalava em sua nuca, premeditando um mau agouro. (Pág. 181)

Delegado Machado (Cujo delegado ficou encarregado de investigar o desaparecimento de seus pais)

“Do crime agora, ele sabia. Mas não havia lógica. Não havia explicação.” (Pág. 185)

Emmanuel (principal suspeito do desaparecimento dos pais de Liza)

“Só que ultimamente, ou ele andava com muito azar, ou algo muito ruim lhe perseguia. […] Com exceção daquela voz que às vezes invadia a sua cabeça, chegava sem convite e cantarolava seus movimentos, ele preferiu abraçar a ideia de ter perdido o juízo, pois era mais fácil do que raciocinar sobre aquilo.” (Pág. 194)

Stephanie (amiga de Raquel)

“Ela não pôde suportar o constrangimento. E após sua mãe ser demitida após os boatos que se espalharam pela cidade, não houve outra saída. Elas mudaram-se para Winterhill na semana seguinte. Longe da humilhação e do desprezo das pessoas. Longe da vergonha.” (Pág. 199)

Irmã Daiana (freira que cuidou de Nathaniel no orfanato)

“Ela não poderia contar tudo a ele. Ele jamais se afastaria de Liza. Como pode alguém pedir ao próprio coração que cesse de bater?” (Pág. 210)

Paul (pai de Liza)

“Uma soma de lembranças enterradas no passado voltavam para cumprir sua ameaça. Paul, enfim, compreendeu.” (Pág. 246)

Conforme cada narração entrava na história, mais peças do quebra-cabeça iam se encaixando. Eu sabia que Raquel não era flor que se cheirasse, mas fiquei impressionada quando foi revelado sua relação anterior com Stephanie! Tudo foi muito bem explicado, a história começa a te prender cada vez mais até a última página!! E nada como ter a própria autora no seu Face para tirar algumas dúvidas quando surgiam! Hehe.

A minha única crítica, que devo ser sincera que não gostei muito na história, foram as partes em que Liza se referia aos olhos de Nathaniel sempre como “esmeraldas”. Achei bacana no começo, mas depois passou a ser repetitivo, pois não tinha uma única vez em que era citado os olhos dele sem a palavra “esmeraldas” embutido! Rs. Perdi a conta de quantas vezes li essa palavra no livro. Mas no geral achei a história muito bacana e criativa! O final não é nada feliz, mas a boa notícia é que a história tem continuação!! Que se chamará “O Templo” com certeza não podemos perder!! 🙂

A Escritora

Carine Raposo

Assim como na minha última resenha (que também foi de uma escritora nacional), esse é o primeiro livro de Carine Raposo uma pessoa muito simpática e alegre. Tive o prazer de conhecê-la (virtualmente) onde pude adquirir diretamente com ela seu próprio livro autografado. Muito talentosa, onde conseguiu unir na história romance e suspense (dois gêneros que convenhamos são beeem distintos! Rs) sem que perdesse a essência da trama. Lhe desejo muito sucesso, e quem sabe um dia seremos companheiras de prateleira quando eu finalmente terminar de escrever o meu livro também! Rsrs. A autora é super receptiva e carinhosa com seus leitores, quem quiser adicioná-la nas redes sociais não percam tempo, pois ela conversa diretamente com todos!

livro-autografado-o-penhasco-de-carine-raposo

TRILHA SONORA

Não há um livro que eu não leia, que não encontre uma música perfeita para ouvir junto com a leitura, e essa música que citarei abaixo é a “CARA” dos personagens!! Até li a tradução, e tem muito a ver com a situação de Liza e Nathaniel!! Seria perfeito se algum dia, se essa história virasse um filme, colocassem na trilha sonora como tema deles, pois juro para vocês, não tem uma vez que eu ouça essa música que não lembre do livro! Rs.

Tove Lo – Out Of Mind

Autor:

Atriz, jornalista e escritora, apaixonada por música, livros, teatro, filmes e séries. O espírito Jovem me domina & adoro uma Diversão!

Um comentário em “O Penhasco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s