Publicado em Biblioteca

O Demonologista

 capa-livro-demonologista

Título Original: The Demonologist

Autor: Andrew Pyper

Editora: Dark Side

Ano: 2015

David Ullman é um professor da Universidade de Columbia, especialista em mitologia e narrativa religiosa judaico-cristã. Um ser humano totalmente cético, que apesar de estudar a Bíblia e correlatos, não acredita em Deus, muito menos no Diabo. Em suas aulas, David faz uma interpretação do livro sagrado de acordo com os dias atuais e as situações em que vivemos.

“‘Solidão’, prossigo. ‘É isso que toda essa obra significa. Não o bem contra o mal, não um esforço para justificar as atitudes de Deus para com os homens. Este é o caso mais convincente para provar – mais convincente que qualquer um da própria Bíblia – que o inferno é real. Não um fosso escaldante, não um lugar acima ou abaixo de nós, mas em nós, um lugar em nossa mente. […] É uma jornada terrível, até mesmo aterrorizante. Mas é uma jornada que todos nós temos de enfrentar, tanto hoje como naquela época'”. (Pág. 18 – Quando explica a passagem de Adão e Eva, em que ambos são banidos do Paraíso)

Por conta de todo o seu entendimento do assunto, David é procurado por uma mulher misteriosa que lhe impõe um trabalho em Veneza, sem lhe dar maiores detalhes. A única informação que possui, é que o pagamento por esse trabalho – seja lá qual for – é de uma quantia muito superior ao que está acostumado, o fazendo não descartar a proposta por completo. Ao chegar em casa, David é surpreendido por um problema familiar, fazendo com que opte pela viagem, no intuito de poder proporcionar um passeio legal para sua filha de onze anos, Tess. Durante o primeiro dia na Itália, pai e filha desfrutam do passeio, conhecendo alguns lugares turísticos sem que Ullman dê importância ao real motivo que o fez ir para lá. Porém, no dia seguinte, quando vai até o endereço que a mulher misteriosa lhe passou, descobre amargamente que nunca deveria ter feito aquela viagem! 💀

“Aos tropeços, saio do quarto e desço as escadas. Eu me recomponho, atravesso balançando a sala de espera vazia – nem sombra do médico – e chego à rua estreita. Saio correndo do número 3.627 sem olhar para trás, ainda que parte de mim queira fazê-lo, uma parte que sabe que, se eu olhar, o homem estará parado junto à janela do segundo andar, livre das correias, olhando-me com um sorriso irônico.” (Pág. 77)

Como podem ver, em poucas páginas o livro já começa a pegar fogo! Coisas tenebrosas acontecem com o professor depois dessa visita, envolvendo até mesmo sua filha. O desafio agora é descobrir o que está acontecendo em sua vida, estaria ele finalmente acreditando nas coisas que viu? Ou apenas beirando à loucura com bizarras alucinações?

Gostei muito do livro, mas confesso que perto do final comecei a ficar um pouco impaciente, já que eram muitas viagens, muitos mistérios, muitos enigmas – ou seja, muitos rodeios – e nenhuma explicação plausível para tudo aquilo. O final também me desapontou demais, já que o que serviria para concluir e fechar a história, apenas me deixou com mais um ponto de interrogação no meio disso tudo. Mas… vai ver foi justamente essa a intenção do autor, não deixar nada resolvido, para que o leitor crie diversas especulações do desfecho. Bom, eu gostei mais da história como um todo, do que como de fato ela terminou.

TRILHA SONORA

o-avanco-da-tecnologia-e-seu-impacto-no-poder-da-musica

A música ideal para essa história é “I Started a Joke”ConfidentialMX! Quer uma sonora mais misteriosa que essa? Haha.

E você, o que achou do livro? Gostou? Teve uma interpretação melhor que eu do final? Me deixe saber a sua opinião nos comentários!! 😃

Autor:

Graduada em Jornalismo, apaixonada por música, livros, filmes e séries. O espírito Jovem me domina & adoro uma Diversão!

Um comentário em “O Demonologista

  1. Resumo do livro decepção. Tantos elementos pra uma grande história, porém mal desenvolvida. Os capítulos têm ganchos que te impulsionam ao próximo, e que fazem pensar “o seguinte vai ser surpreendente” mas não é.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s